Entenda o que é um E-commerce (Loja Virtual)
E-commerce é a forma de comercializar produtos ou serviços pela internet, através de lojas virtuais e plataformas digitais.
Ele serve para facilitar as vendas, permitindo que o cliente compre a qualquer hora e de qualquer lugar. Entre os principais benefícios estão a redução de custos em relação às lojas físicas, maior alcance de público, praticidade nas compras e possibilidade de acompanhar resultados em tempo real.
O que está incluso no ecommerce que você adquiriu
Fase 1 - Layout
1.1 Temos alguns modelos de ecommerce e o departamento comercial deve ter apresentado os layouts para que você escolhesse um que mais se ajustasse a proposta visual da sua empresa
1.2 Nosso colaborador responsável, pelo design do seu ecommerce, entrará em contato para coletar sua logomarca e o padrão de cores da sua empresa.
Fase 2 - Treinamento
2.1 Nosso time de suporte irá entrar em contato, após essa primeira parte, para treina-lo a cadastrar os produtos e suas fotos, bem como os grupos e também o cadastramento dos banners.
2.2 O time de suporte reforçara no treinamento as caracteristicas das imagens/fotos que são:
Produto: (especificações: altura 1200px por largura 1000px, arquivo jpg ou png com fundo transparente)
Banner: (especificações: altura 350px por largura 1200px, arquivo jpg ou png com fundo transparente)
2.2.1 Recomendamos utilizar o site Compressnow para diminuir o peso das imagens sem perder a qualidade!
No próprio site Compressnow consta um passo a passo de como realizar o processo de compressão das imagens, qualquer dúvida estaremos aqui para lhe ajudar!
Obs.: Salve esse site nos seus favoritos, pois as imagens mais leves irá ajudar muito no carregamento das imagens de produtos quando seu site estiver publicado! Comprimir Imagens
Fase 3 - Entrega
3.1 Nosso colaborador entregará o ecommerce de acordo com o layout solicitado, mas reforçamos que é necessário que você já tenha grupos, produtos com fotos cadastrados e banners para que tenha uma visão de como realmente será a aparência do seu ecommerce.
3.2 O layout só será entregue com no mínimo de 1 produto cadastrado, 1 banner e 5 grupos, pois somente com esse mínimo o layout poderá ser bem visualizado.
Fase 4 - Publicação do Site
4.1 Essa fase só ocorre após o cadastro dos produtos, meios de pagamento, meios de entrega e com os textos institucionais, portanto lembre-se que os prazos de entrega dependem das informações e cadstramentos dos produtos.
4.2 Pronto, agora é só fazer a divulgação e começar a vender!
Informações de responsabilidade exclusiva do cliente
Para que o e-commerce seja configurado corretamente e esteja pronto para iniciar as vendas, é necessário que o cliente forneça algumas informações importantes para que a loja virtual seja configurada e funcione corretamente.
Esses dados são essenciais para garantir segurança, transparência e uma boa experiência de compra para os clientes e estão listados abaixo:
1 - Meio(s) de Pagamento(s)
Meios de pagamento são as formas disponibilizadas em uma loja virtual para que o cliente possa realizar a compra e pagar pelos produtos adquiridos.
Eles incluem opções como cartão de crédito, débito, pix e boleto. Sua importância está em garantir praticidade, segurança e confiança durante a transação, além de facilitar a conclusão das vendas.
No e-commerce, os meios de pagamento servem para que o valor dos produtos vendidos seja recebido de forma rápida e organizada, permitindo o bom funcionamento do negócio e a satisfação do cliente.
Escolha o(s) meio(s) de pagamento para seu e-commerce disponível na plataforma Atende Smart, ou seja, o cliente deve contratar o(s) meio(s) de pagamento: PagSeguro, REDE, Cielo, Mercado Pago, Itaú Shopline, GetNet e Stone.
Pix, entre em contato com o suporte para configuração! Suporte
Após a contratação com a plataforma de pagamentos Clique Para Preencher
2 - Meios de Entrega
Meios de Entrega são as formas utilizadas para entregar os produtos vendidos em um e-commerce até o cliente final.
Eles podem ser realizados por Correios, Melhor Envio, transportadoras, motoboys ou até retirada em loja física, dependendo da estrutura do negócio.
Cada opção tem suas particularidades, como prazos, valores e áreas de cobertura.
Ofereça diferentes meios de envio aumentando a flexibilidade, permitindo que o cliente escolha a alternativa que melhor atende às suas necessidades de custo e rapidez.
Escolha o(s) meio(s) de entrega para seu e-commerce: Correios, Melhor Envio ou transportadora.
Clique no link e entre em contato para contratar o serviço dos Correios ou Melhor Envio.
Após a contratação com a plataforma de entrega Clique Para Preencher
3 - Textos Institucionais
3.1. Texto institucional sobre a empresa
Desenvolva um texto apresentando a sua marca, contando quem vocês são, a história, valores, missão e visão. Esse texto serve para transmitir confiança e aproximar o cliente do negócio.
3.2. Texto institucional sobre política de privacidade
Informe como os dados dos clientes (como nome, endereço e formas de pagamento) serão coletados, utilizados e protegidos, garantindo transparência e segurança.
3.3. Texto institucional sobre política de entrega e devolução
Explique como funciona o envio dos produtos, prazos, condições de frete, além dos direitos e procedimentos que o cliente possui caso precise trocar ou devolver um item.
3.4. Texto institucional sobre prazo de entrega
Detalhe em quanto tempo os produtos chegam ao cliente, considerando o tipo de envio escolhido e a região de destino, ajudando-o a alinhar expectativas.
